2 3 4

quinta-feira, setembro 06, 2012

Depressão pós prato




Depressão pós prato é um sintoma bem comum entre portadores de transtornos alimentares, compulsivos, e obesos, mas, poucos sabem esse nome, pois, não é oficial.
Quando um compulsivo come exageradamente, ele se sente culpado, depressivo, alguns pensam em suicídio, se auto mutilam, os bulímicos forçam o vômito, usam laxantes e diuréticos, a fim de diminuir o peso de ter comido fora do planejado, e nesse caso, nem é preciso comer muito, em alguns casos de anoréxicos, uma maça fora do contexto se torna o gatilho para essa sensação ruim após comer.
Depressão pós prato não é um joguinho de palavras com a depressão pós parto. Uma não tem ada haver com a outra. Utilizei o termo pois a maioria das refeição são feitas em pratos, sentados á uma mesa, as refeições principais pelo menos.
Eu sou uma das primeiras a utilizar essa expressão, pois, percebi que após encarar um prato de comida, eu fico muito depressiva, por me sentir maior do que estou e sem vergonha na cara quando acabo passando dos limites planejados para aquela refeição.
Esse tipo de depressão não é comprovado cientificamente, mas, é algo que está presente na minha vida como anoréxica.

Eu tenho essa "síndrome" da depressão pós prato, e você? Consegue comer normalmente? Restringe os alimentos? Sente culpa após comer? O que faz com esse sentimento? Como lida com a culpa pós refeição?


Um comentário:

  1. respondendo as suas perguntas:
    Eu tenho essa "síndrome" da depressão pós prato, e você?
    nao,felizmente nao tenho.
    Consegue comer normalmente?
    normalmente tambem nao, minha mae costuma me chamar maniaca,simplesmente porque gosto de contar as kal doque como e controlar oque como de forma diferente doque ela deseja,segundo ela exagerada porque pratico exercicio -.- penso que uma coisa nao liga a outra.
    Restringe os alimentos?
    por vezes.
    Sente culpa após comer?nao lhe chamaria culpa
    O que faz com esse sentimento?
    encoraja-me a me exercitar,se eu nao cuidar de mim quem cuidará?
    Como lida com a culpa pós refeição?
    como disse anteriormente nao lhe chamaria culpa.

    uma coisinha mais eu gostava de saber se esta disposta a publicar mais capitulos do livro no blog?

    ResponderExcluir

www.flickr.com